Assistência 24h: 0800-073-5939
73 98833-3831
73 3525-3239

Para que serve o Tamiflu? Saiba quando e como tomar.

Para que serve o Tamiflu? Saiba quando e como tomar.

O Tamiflu já é um remédio bem conhecido pela população brasileira. Com o novo surto de H3N2, muitas pessoas estão recorrendo ao medicamento como solução imediata.

A popularidade do medicamento, no entanto, favoreceu a disseminação de algumas informações falsas que podem causar prejuízos para a saúde.

A primeira e mais conhecida delas é a noção de que o Tamiflu pode ser utilizado para qualquer sintoma de gripe sem orientação médica. A segunda, e bem preocupante, é a ideia de que o medicamento evita a disseminação do vírus e substitui a vacina.

O Tamiflu é um antiviral facilmente encontrado nas farmácias brasileiras, mas não deve ser utilizado sem a indicação e orientação de um especialista.

Continue lendo e entenda o porquê!

Para que serve o remédio Tamiflu

O Tamiflu é um antiviral que, apesar de ser usado popularmente como um medicamento para prevenção e tratamento da gripe, é indicado apenas para casos graves em que as pessoas sofrem com complicações sérias nas primeiras 48 horas de infecção.

O medicamento possui fosfato de oseltamivir na sua composição, o que impede a multiplicação do vírus, auxiliando no bloqueio das ações do mesmo e suavizando os sintomas da gripe influenza A e B.

No entanto, é fundamental lembrar que ele não evita a disseminação do vírus e muito menos substitui a vacina contra a gripe comum, H1N1 e H3N2. Isso significa que se você estiver contaminado, mesmo que esteja fazendo uso do medicamento, o correto é fazer uma quarentena e manter distanciamento de outras pessoas.

Veja também o papel da alimentação durante a recuperação da gripe!

Como tomar Tamiflu

O remédio Tamiflu é tomado por via oral e não pode ser ingerido de estômago vazio. Ou seja, só pode ser tomado antes ou depois de uma refeição. A ingestão sem o acompanhamento de comida pode causar irritação no estômago.

A forma correta de uso do Tamiflu varia de acordo com a indicação do médico e a infecção viral a ser tratada. Para o tratamento dos sintomas graves da gripe, as doses se diferenciam conforme a idade do indivíduo.

Para os adultos e adolescentes com mais de 13 anos de idade, o recomendado é 1 cápsula de 75 mg de 12 em 12 horas.

Já para as crianças entre 1 ano e os 12 anos de idade o tratamento deve ser feito durante 5 dias e a dose recomendada varia de acordo com o peso. As especificações de peso estão presentes na bula do medicamento, mas o ideal é ter uma orientação médica já que as considerações podem mudar conforme outras características da criança.

Se você se esquecer de tomar uma dose na hora certa você então deve tomar assim que lembrar. Não é recomendado tomar duas doses ao mesmo tempo para tentar compensar a dose esquecida. Evite também tomar a dose se a próxima for em menos de 2 horas.

Aproveite o assunto e acesse nosso artigo especial para entender o perigo de fazer uso de medicamentos sem orientação.

Possíveis efeitos colaterais do Tamiflu

O Tamiflu pode causar alguns efeitos colaterais nos primeiros dias de tratamento. Os mais comuns são: dor de cabeça, náuseas, vômitos e dor no corpo. Esses sintomas, semelhantes ao da gripe, costumam desaparecer dentro de 1 ou 2 dias.

Quando não utilizado da maneira correta, ou por indivíduos restritos, o Tamiflu pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Neste caso, sintomas como garganta fechada, inchaço na boca, dor no peito, tosse e dificuldade para respirar, são comuns.

Em crianças, os efeitos colaterais que preocupam são aqueles que envolvem confusão mental e comportamento incomum.

Dito isso, é importante lembrar que essas reações raras só acontecem quando o indivíduo toma o medicamento indevidamente. Por isso a importância de não fazer uso de medicamentos sem a indicação e orientação médica.

Lembre-se também que ainda estamos vivendo uma pandemia de Coronavírus. Se você está com sintomas gripais, antes de fazer uso de qualquer medicamento, faça o teste e descubra qual o vírus da infecção. Em todos os casos, use máscara, mantenha o distanciamento e evite aglomerações!

Esse conteúdo foi interessante para você? Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento

Assistência 24h: 0800-073-5939

73 98833-3831

73 3525-3239

falecom@grupopaxnacional.com.br