Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Sorria mais: conheça os benefícios do riso

Sorria mais: conheça os benefícios do riso

Você já ouviu a famosa frase “rir é o melhor remédio”? Esta frase não surgiu à toa. Existem estudos que mostram que quando sorrimos sentimos um aumento significativo na saúde e bem-estar, aliviando o estresse e a ansiedade. Mas, por que sorrir faz bem?

Compartilhar sorrisos e bom humor pode ser complicado durante a correria e as dificuldades do dia a dia, mas se tem algo que pode melhorar o seu dia, é justamente um sorriso. Quando o bom humor e o riso são compartilhados você não melhora apenas o clima social, unindo pessoas e aumentando a intimidade, mas também fortalece o sistema imunológico e aumenta a energia.

Os benefícios do riso são tantos que temos um dia especial para celebrá-lo: dia 18 de janeiro. Quer saber mais sobre como uma boa gargalhada pode mudar o seu dia? Continue com a gente!

Por que sorrir faz bem?

Os benefícios do riso estão relacionados com a liberação de serotonina e endorfina, a partir da movimentação dos ossos, músculos e nervos do rosto. Esses hormônios são substâncias químicas produzidas naturalmente pelo organismo e responsáveis pela sensação de prazer, alegria, saúde e bem-estar do corpo.

Além da endorfina e da serotonina, e o relaxamento que elas geram, o riso também diminui os níveis de cortisol e adrenalina (hormônios do estresse e da ansiedade), permitindo que as células de defesa naturais do nosso corpo fiquem mais ativas.

Essa combinação de produção de hormônios com a diminuição de outros é o que traz a série de benefícios que você irá encontrar neste artigo.

Benefícios do riso

Fortalece o sistema imunológico

Essa diminuição do cortisol e da adrenalina, que comentamos antes, permite que o corpo produza mais células de defesa, nos blindando de doenças. É por isso também que algumas doenças, como doenças respiratórias persistentes, ou infecções por bactérias e fungos, assim como o desenvolvimento de doenças autoimunes, podem estar relacionadas simplesmente ao alto nível de estresse. 

Previne doenças cardíacas

Uma boa gargalhada pode acelerar os batimentos cardíacos, aumentando intensamente a circulação sanguínea e, por consequência, aumentando a oxigenação de todas as células, tecidos e órgãos.

A funcionalidade dos vasos, dos pulmões e de todo o organismo fica a todo vapor! A risada é, portanto, um bom auxílio no controle da pressão arterial e ataques cardíacos.

Combate a depressão, melhora o humor

A serotonina e as endorfinas liberadas durante a risada também são agentes combatentes do mau humor e da depressão. Além da sensação de prazer e alegria, esses hormônios também nos deixam mais ativos e mais dispostos a encarar o dia.

É claro que apenas a risada não irá curar alguém da depressão; essa é uma condição séria e pode se tornar complicada, necessitando de ajuda profissional como psicoterapia e o uso de antidepressivos. No entanto, a liberação de endorfinas e serotonina é uma forma de controle e diminuição dos sintomas.

Combate rugas e a flacidez da pele

Você já percebeu quantos músculos da face você exercita ao dar uma boa gargalhada? Nós movimentamos de 12 a 24 músculos ao dar risadas; e quando adicionamos conversas no meio disso tudo, podemos chegar a até 84 músculos.

Rir é uma maneira natural de esticar a pele, manter a elasticidade da pele e prevenir rugas e flacidez.

Terapia do riso

Os benefícios do riso são tão perceptíveis que muitos hospitais começaram a considerar a utilização da terapia do riso, também conhecida como palhaçoterapia, durante a internação de pacientes (principalmente crianças e idosos).

A terapia funciona como uma forma de auxílio no tratamento de diversas doenças, buscando melhorar a auto-estima e a positividade daqueles que estão passando por situações complicadas.

Não levar as coisas tão a sério e se permitir dar mais risadas durante o dia a dia é um dos hábitos mais fáceis para preservar a sua saúde e bem-estar, que você pode aderir na sua rotina.

Gostou de saber por que sorrir faz bem? Se você curte este tipo de conteúdo, fique atento no blog da Pax Nacional. Aqui você encontra diversas informações e dicas de saúde para levar uma vida mais saudável. Por agora, nossa recomendação é simples: sorrir sem moderação!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento