Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Como escolher um plano de assistência familiar? Veja nosso guia

Como escolher um plano de assistência familiar? Veja nosso guia

Pensar no momento de partida, seja o nosso ou de alguém querido, não é nada fácil. Embora seja doloroso, o falecimento, seja por causas naturais ou imprevistos, é um momento comum e inevitável.

O desamparo e o luto que enfrentamos nestes momentos são ainda mais naturais e devem ser vividos em seus devidos tempos. Por isso, ter esses processos interrompidos por questões burocráticas e financeiras pode tornar tudo ainda mais delicado.

É para evitar este tipo de situação que existem os planos funerários. A assistência familiar é uma maneira de prever certas necessidades e antecipar determinadas decisões, garantindo, ainda em vida, mais segurança, conforto e dignidade para si e seus familiares no momento da despedida, independentemente da situação financeira pela qual esteja passando.

Você já conhecia essa opção? Sabe o que precisa considerar na hora de escolher um plano funerário? Conhece as vantagens de contratar esse serviço antecipadamente?

Neste artigo iremos responder suas principais dúvidas. Vamos lá?

O que é um plano de assistência familiar?

O plano de assistência familiar pode ser disponibilizado por funerárias, cemitérios e seguradoras, sob a regulamentação da Lei Nº 13.261/2016. Este tipo de serviço tem por finalidade a prestação de suporte após o óbito de um titular ou dependente, agindo em diferentes níveis.

Os serviços se estendem desde a garantia de uma urna mortuária e ornamentação do ambiente de despedida, até a preparação do corpo e de todos os processos burocráticos para a liberação do mesmo.

A cobertura de cada plano irá depender exclusivamente da empresa que está ofertando. Podem ser ofertados planos individuais e planos familiares, com mensalidades mensais ou anuais, com contratação antecipada ou apenas na ocasião.

Como existe uma grande variação de cobertura, também existe uma grande variação de valores. É importante pesquisar bastante e ler todas as cláusulas do contrato com muita atenção para chegar na melhor escolha.

Por que contratar?

Contratar uma assistência funerária é ter a garantia que a sua vontade, no momento da partida, será respeitada, evitando colocar essas decisões na mão de seus familiares. Para aqueles que ficam, significa poder viver o luto com tranquilidade, sem correria e estresse para lidar com toda a burocracia envolvida no óbito de um cidadão.

Outro fator muito importante é a segurança passada pelo profissionalismo daqueles que são capacitados para atuar em situações delicadas como esta. Desde os aspectos burocráticos até a preparação do corpo, você estará deixando nas mãos de um especialista de confiança.

Em outras palavras, com o auxílio de um plano funerário, o futuro fica menos imprevisível e mais sustentável, principalmente quando falamos dos custos financeiros.

Como escolher um plano funerário familiar?

Para escolher o melhor plano funerário, que se encaixe no seu perfil e de sua família, você precisa considerar alguns pontos na hora da sua pesquisa.

Veja a seguir:

Serviços ofertados

Começamos com o ponto mais importante da sua decisão. É fundamental que você compare todos os serviços, benefícios e itens básicos oferecidos pelas diferentes empresas, lembrando que a cobertura deve casar não apenas com as suas necessidades básicas, mas também com os seus desejos.

Digamos que você deseje ser cremado, é importante buscar por um plano que cubra todos os elementos envolvidos na ação, desde o tipo de urna mortuária, até as taxas para liberação e exumação do corpo.

Você mora perto dos seus entes queridos? Talvez seja necessário a utilização de translado para levar o corpo até o local da despedida. Preste atenção se a empresa oferece o serviço e qual a distância total.

No caso de planos funerários, nem sempre o plano mais barato é o que vale mais a pena. Por isso, é importante considerar o custo benefício apresentado pela empresa.

Um plano simples, porém completo, irá oferecer, pelo menos, os seguintes benefícios:

  • Urna Especial com Visor
  • Capela 50cm
  • Paramentação de Metal
  • Tapetes e Velas
  • Mortalha Completa
  • Carro para Sepultamento e Remoção
  • Guia de Sepultamento
  • Lanche Completo

Benefícios em vida

Uma questão importante, que muitas vezes afasta indivíduos de utilizar um plano, é a falta de benefícios ainda em vida. Um bom plano deve assegurar as necessidades ainda em vida, buscando parcerias interessantes que, apesar de serem serviços adicionais, são realmente interessantes para o titular e seus dependentes.

Por exemplo, busque por planos que ofereçam descontos em farmácias, em consultas médicas e/ou odontológicos, etc.

Segurança jurídica

Por lei, cabe ao contratante pesquisar sobre a reputação da empresa, assim como verificar muito bem as cláusulas do contrato, que devem estar bem claras.

Verifique as redes sociais da empresa, procure pela marca em sites de reclamação e preste atenção nas opiniões dos outros consumidores, buscando saber se eles estão satisfeitos e se a empresa possui um bom atendimento.

Planos funerários disponíveis na Pax Nacional

A Pax Nacional é uma empresa referência em todo o estado da Bahia. Com mais de 40 anos de trabalho, a empresa já se consolidou no mercado funerário da região em que atua, tendo atendido mais de 100 mil clientes.

A satisfação dos clientes e o constante crescimento da marca se dá, principalmente, por conta da extensa gama de serviços e produtos oferecidos que vão ao encontro das necessidades familiares, empresariais, associações, sindicatos, órgãos governamentais entre outros.

Você pode encontrar 4 tipos de planos de assistência funerária, com diferentes coberturas, das mais básicas até as mais luxuosas. Veja nossa página para visualizar o que você encontra no Plano Bronze, Plano Prata, Plano Ouro e Plano Diamante.

Além dos planos, todo cliente Pax Nacional é contemplado com os benefícios de assistência e orientação, atendimento 24 horas por dia e descontos em consultas e exames com o nosso cartão de desconto, que inclui toda a família.

Já deu para entender a importância e os benefícios de contratar um plano funerário familiar com antecedência, não é mesmo? Este é um serviço com benefícios a curto e longo prazo que garante a sua tranquilidade no futuro.

Ao fazer a sua decisão, não se esqueça do que aprendeu neste guia!

Quer saber mais sobre assistência funerária? Não deixe de ler os outros conteúdos disponíveis aqui no nosso blog e assinar a nossa newsletter. Caso tenha alguma dúvida, nos mande um feedback ou entre em contato com a gente.

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento