Cumpra a quarentena, mas não fique parado: dicas de exercícios em casa
Devido à pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, os principais órgãos de saúde, sejam na esfera municipal, estadual, federal e até de alcance mundial, orientam o isolamento social, ou seja, que as pessoas se mantenham dentro de casa o maior tempo possível, e só saiam de casa em casos de extrema necessidade, como ir ao supermercado ou farmácia. Todo esse isolamento visa evitar a maior contaminação pela doença, o que é perfeitamente compreensível.
Essa situação já perdura por mais de três meses, e nesse meio tempo muitos deixaram de fazer diversas atividades cotidianas, tiveram que adaptar a rotina para ficar dentro de casa e até trabalhar de forma remota.
Como as gestões estaduais e municipais decretaram ao longo desses três meses diversas determinações de restrição ao comércio em geral, quem era adepto de academia ou atividades físicas ao ar livre se viram obrigados a parar por um tempo com os exercícios físicos, já que a orientação é evitar qualquer tipo de aglomeração.
Mas para você que está cumprindo a quarentena à risca e sente falta de exercitar o corpo, ficar em casa não é motivo para ficar parado. Assim como todos tivemos que adaptar nossas rotinas ao ambiente de home office, o que tem bombado entre as academias, e até nas redes sociais são inúmeras dicas de práticas de exercícios que podem ser realizados com o que temos dentro de casa.
Educadores físicos estão utilizando a internet para ajudar as pessoas nessa tarefa, que auxilia a manter o corpo e mente com saúde, e não é só para quem é mais jovem, mas também para idosos, que fazem parte do grupo mais suscetível à doença e que precisam apostar em uma rotina de exercícios, aliada à alimentação saudável.
Para não cair na procrastinação e dar início à prática, diversos sites e especialistas dão as seguintes dicas:
Roupas para a prática de exercícios
Treinar em casa não é motivo para usar qualquer roupa ou sapato. É preciso usar roupas adequadas para a prática de exercícios e não se pode esquecer o tênis, até para garantir o conforto e a realização da atividade de forma apropriada para evitar lesões ou contusões.
Treinos de acordo com sua condição
Não é porque você está se exercitando por conta própria que pode exagerar nas séries achando que terá um resultado mais rápido. É preciso acompanhar seu ritmo assim como é feito na academia, começando com exercícios e séries mais leves, principalmente para idosos, ou se você está há muito tempo sem praticar atividades.
Crie uma rotina
Avaliando sua condição física, um profissional vai entender e recomendar um treino de acordo com o que seu corpo precisa. Mas dentro de casa como saberemos o que é preciso? É só seguir algumas regrinhas básicas para ter uma rotina: um dia treine pernas e bumbum, no outro, abdômen, costas e braços, tudo isso alternando membros inferiores e superiores. Na internet você pode conseguir orientação de especialistas para criar uma rotina mais próxima da adequada para não forçar seu corpo.
Evite distrações
Dentro de casa qualquer coisa pode tirar o foco, então escolher um local específico para fazer os exercícios é uma boa pedida. Também evite ficar no celular durante a atividade, já que as redes sociais costumam afastar totalmente a atenção.
Não esqueça o aquecimento
Na academia o instrutor não te manda fazer exercícios para aquecer o corpo antes e depois do treino? Então por que você vai pular essa etapa em casa? Não deixe de lado o aquecimento.
Beba água e ouça música
Leve uma garrafinha de água e se hidrate durante os exercícios. Também selecione uma playlist que te incentive a não ficar parado.
Seguindo esses pequenos passos diariamente você vai conseguir sair do sedentarismo e ver o seu corpo se transformar. Vamos começar hoje?!
Esse conteúdo foi interessante para você? Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos!