Energéticos: conheça os riscos do seu consumo excessivo
A correria do dia a dia afeta diretamente nossa saúde, mexendo com nossos hormônios e trazendo a tona exaustões que não estávamos acostumados. Para evitar esta canseira a manter-se ativo por mais tempo, muitas pessoas recorrem aos métodos alternativos que prometem uma maior disposição.
Justamente por causa destes fatores que as bebidas energéticas e alguns comprimidos — ou cápsulas — estão com um crescimento avassalador na sua procura. Porém, mesmo que eles deem uma maior disposição, afetando diretamente o estado de ânimo do indivíduo, substâncias energéticas podem trazer consigo problemas sérios à saúde.
Por isso, a Pax Nacional vai mostrar abaixo quais riscos esses consumos podem trazer para o seu organismo. Acompanhe!
Quais os riscos para a saúde os energéticos podem trazer?
Mesmo que os energético possam fazer você enfrentar o dia a dia com maior disposição dia, eles também contêm substâncias que afetam seu corpo, como a cafeína e o açúcar.
Esses ingredientes podem causar insônia, alterações da freqüência cardíaca, irritabilidade e outros sintomas.
A concentração de cafeína nas bebidas energéticas é equivalente a três xícaras de café. Doses altas podem afetar o sistema nervoso central, causar desidratação e perda de nutrientes importantes para acalmá-lo em situações de estresse.
Isso pode causar ansiedade, inquietação, distúrbios do sono e outros efeitos prejudiciais à saúde.
Por outro lado, o açúcar excessivo pode aumentar a glicemia do sangue, causar diabetes e até tornar o consumidos mais exausto do que antes de tomar uma bebida ou comprimido. Mesmo a versão sem açúcar contém adoçantes artificiais, que continuam a causar irritações no corpo da pessoa.
Existe algum risco em misturar bebidas energéticas com bebidas alcoólicas?
Em diversas baladas ao redor do Brasil, é comum fazer essa mistura para aumentar o sabor da bebida. No entanto, a combinação de cafeína ou guaraná com álcool aumentará a chance de intoxicação e as substâncias estimulantes não reduzem o efeito do álcool sobre o cérebro.
Como se manter com energia sem o uso energéticos?
Para suportar as atividades do dia a dia, você precisa estar animado e de bom humor, mas não precisa usar nenhum tipo de substância. Você pode adotar hábitos que ajudem a atingir esses objetivos. Acompanhe abaixo algumas dicas que podem te ajudar a deixar para trás o consumo de energéticos.
Mantenha uma rotina de horário
Levantar cedo nem sempre é uma escolha confortável. Normalmente, queremos ficar mais tempo na cama, mas manter uma rotina programada pode tornar o corpo mais adaptável às situações diárias e funcionar de acordo com suas necessidades.
Portanto, defina o alarme e acorde assim que ele tocar. Com a repetição do hábito você vai se acostumar com o tempo e se sentir melhor ao longo do dia.
Tome banho de sol
O sol é o maior produtor de vitamina D do corpo humano. Portanto, você deve estar exposto ao sol por alguns minutos todos os dias.
Esta vitamina fornece cálcio para os ossos e ajuda a liberar nutrientes que ajudam a combater doenças mentais como depressão e ansiedade.
Coma bem no café da manhã
Manter uma alimentação balanceada à base de carboidratos e vitaminas pela manhã pode proporcionar mais animação, concentração e saúde ao longo do dia, fazendo com que você se sinta disposto a continuar fazendo suas tarefas rotineiras.
As bebidas energéticas são prejudiciais à saúde, por isso evite-as e invista em coisas que ajudem a manter sua qualidade de vida no mais alto nível.
Para mais conteúdos como este, repleto de informações sobre saúde, bem-estar, qualidade de vida e muito mais, continue acompanhando nossos conteúdos e não esqueça de deixar seu feedback. Assine nossa newsletter para receber as novidades em primeira mão!