Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Como diferentes religiões entendem a morte

Como diferentes religiões entendem a morte

Perder um ente querido é um dos momentos mais complicados que todos, em determinado momento, teremos que encarar. Somos atingidos por sentimentos de tristeza e luto, que por mais que sejam difíceis, devem ser vividos e superados. A morte é um tema naturalmente angustiante, considerada por muitos ainda um mistério, e é natural que muitas pessoas busquem por alento na sua fé e religiosidade.

Muitas pessoas encontram conforto nas crenças e correntes religiosas que entregam uma explicação para a passagem da vida e, assim, ajudam a encarar e superar o luto. Você sabe o que dizem as religiões sobre a morte e como cada uma delas encontra meios de aceitação da situação?

A gente sabe que existem diversas religiões por aí, mas hoje trouxemos uma breve explicação daquelas que possuem mais adeptos no Brasil e no mundo. Continue com a gente e entenda um pouco melhor sobre o assunto.

Espiritismo

Para os espíritas, a morte não é um adeus. De acordo com a fé espírita, a essência do ser humano permanece viva, a morte só atinge o corpo. A crença diz que o espírito pode reencarnar diversas vezes.

Ele permanece em uma espécie de purgatório temporário, onde aprende e se eleva, assim se preparando para retornar ao plano físico em um novo corpo e poder pagar suas dívidas em terra.

É uma fé baseada em merecimento, a desencarnação é um processo de libertação do espírito. Esse deve reencarnar quantas vezes forem necessárias, até atingir um estado de luz. Aqueles que atingem, não voltam à terra.

Judaísmo

Para o judaísmo a morte não é uma tragédia, é natural e parte do ciclo da vida, que é uma passagem temporária pela terra. A alma é eterna e deve ser recompensada no além.

Prega ainda que todos ressuscitarão na Era Messiânica, ou seja, quando Messias voltar à terra. A preocupação é, portanto, com a vida.

Candomblé

As tradições do candomblé, assim como outras religiões afro-brasileiras, compreendem conceitos de filosofia, psicologia e outras tradições orientais. O pós-morte é uma extensão das ações do indivíduo em vida, logo, a passagem é facilitada e confortável se ele foi bondoso na terra.

A passagem também pode ser facilitada pelo orixás, que servem de guias espirituais. Os adeptos desta religião também acreditam na reencarnação e na existência de reinos espirituais, onde o tempo é relativo.

Catolicismo

Para a maior parte dos cristãos a pós-morte é dividida em dois lugares: o céu e o inferno. Para os católicos, existe o purgatório, onde eles esperam pelo juízo final e seu destino é definido. Essa definição vai depender de como foi a vida do indivíduo.

Para esta doutrina, morrer é caminhar para a eternidade e um dia, se forem bons e fiéis aos ensinamentos de Deus, todos irão se reencontrar com seus entes queridos.

Hinduísmo

Essa doutrina, com cerca de um bilhão de fiéis, sendo a grande maioria indianos, acredita que a vida é um ciclo de nascimento, morte e renascimento. A reencarnação acontece diversas vezes, até a alma conseguir se libertar.

Os indianos levam o corpo até o Rio Ganges e lá começam os rituais de liberação para desprender a alma do corpo, e então ocorre a cremação.

Islamismo

Para o islamismo, todos nascem puros, com a capacidade de progredir e adquirir conhecimento. Mas, assim como temos o livre arbítrio para o bem, somos livres e capazes de crueldades e injustiças.

Os muçulmanos acreditam na vida eterna e que o tempo é contínuo. O dia do Juízo Final é o portal para essa vida eterna, nesse dia, todas as ações e pensamentos do indivíduo serão julgados por Deus.

Como podemos ver neste breve artigo, existem muitas percepções sobre a vida e a morte, todas elas são válidas e devem ser respeitadas. A religiosidade é um alento para muitos nesse momento de dor e tristeza, e isso por si só já é algo grandioso.

E você, quais são as crenças que te confortam e te ajudam a dizer adeus?

Gostou desse conteúdo? Deixe seu feedback nos comentários e não esqueça de se cadastrar para receber todas as novidades do blog da Pax Nacional em primeira mão.

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento