Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

15 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

15 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

O nosso organismo possui mecanismos de defesas contra vírus, bactérias, fungos ou qualquer outro agente invasor que possa causar doenças. Nós chamamos esse mecanismo de sistema imunológico. Quando esse sistema está fraco ou com algum problema, ficamos mais propensos a ter pequenas e grandes infecções, assim como quadros de gripes e resfriados.

Existem algumas doenças pontuais e algumas condições crônicas que podem baixar a imunidade, mas no geral, a nossa imunidade é controlada pela quantidade de vitaminas, minerais e outros nutrientes que ingerimos diariamente. Ou seja, pode ser regulada e aumentada a partir da nossa alimentação.

Alimentos ricos em vitamina C e vitamina E são as principais dicas para aumentar a imunidade, mas não são exclusivos. Quer conhecer 15 dicas para acrescentar no seu cardápio hoje? Continue lendo!

1. Frutas cítricas

As frutas cítricas são alimentos ricos em vitamina C. Você com certeza já ouviu falar que tomar um copo de suco natural de laranja é ótimo para evitar gripes e resfriados; não é apenas uma crença popular, é um fato. A laranja, assim como a acerola, o kiwi, o tomate, o brócolis, o pimentão vermelho e verde, e o morango aumentam a resistência do organismo, graças a presença da vitamina C.

A nossa dica, no entanto, é comer a fruta, não apenas fazer suco com ela.

2. Oleaginosas

Dos alimentos ricos em vitamina E, podemos citar as oleaginosas; alimentos como nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais. Essa vitamina é muito benéfica principalmente para os idosos.

3. Batata Doce

Alimentos dos atletas e dos apaixonados por academia, a batata doce além de ser rica em vitamina C, também possui vitamina A, o que a confere efeitos terapêuticos no tratamento de infecções.

4. Salmão e outros peixes

Todos os alimentos ricos em ômega 3 são ótimos para a regulação das células de defesa do sistema imunológico. Também são ótimos para o sistema cardiovascular, conferindo uma melhora na saúde em geral.

O ômega 3 pode ser encontrado no azeite e nos peixes, em especial no salmão.

5. Gengibre

Outra dica clássica para quem está gripado, o gengibre é rico em vitaminas C, B6 e possui ação bactericida, sendo ótimo para o tratamento de inflamações na garganta.

6. Pimenta

Outro alimento ótimo para o tratamento de infecções, a pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A.

7. Iogurte

Você provavelmente já utilizou iogurte para repor as bactérias benéficas da flora intestinal. É a partir do intestino que os principais nutrientes são absorvidos, ou seja, é importantíssimo manter esse órgão saudável. O iogurte é um probiótico natural, ajudando a regular a resposta do sistema imunológico.

8. Própolis

O própolis é antibacteriano, antiviral e contém proteínas responsáveis pela regulação do sistema imune. Na próxima vez que for tomar um xarope, ou algum outro remédio para a gripe, perceba que muitas vezes o própolis faz parte da composição. Então, ao invés de tomar medicamentos, adicione esse alimento à sua rotina de alimentação.

9. Vegetais verdes

Todos os vegetais são importantes para nos mantermos saudáveis. No entanto, os verdes escuros, como brócolis, couve e espinafre são especialmente essenciais na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, graças à sua riqueza em ácido fólico. Outros alimentos com essa propriedade são o feijão, cogumelos e a carne de fígado.

10. Alimentos ricos em zinco

O zinco é um mineral muito importante para a manutenção da saúde porque ele participa em mais de 300 reações químicas do corpo. Ele pode ser encontrado em carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico).

11. Frutos secos

Além das amêndoas, já citadas, outros frutos secos como os amendoins, a noz do Pará ou a castanha de caju, possuem nutrientes que ajudam a reparar tecidos, cicatrizar feridas e ativar os linfócitos T, células muito importantes no sistema imune.

12. Cebola

Além de deliciosa, a cebola é anti-inflamatória, antiviral, antiparasitária, antibacteriana e antifúngica. Ou seja, é tudo de bom! Por ser alicina, ainda reduz o risco de alguns tipos de câncer.

13. Óleo de coco

O óleo de coco proporciona a modulação do sistema imunológico, graças a presença do ácido láurico e do ácido cáprico, agindo contra fungos, vírus e bactérias.

14. Semente de girassol

Além da semente de girassol, outras sementes, como a de linhaça, também são ricas em vitamina E, um potente antioxidante que ajuda a proteger as células. Elas também são ricas em zinco.

15. Alho

Outro tempero delicioso que é tudo de bom! O alho também é antimicrobiano, o que inibe o crescimento e a proliferação de bactérias, vírus e fungos.

Esses são só alguns dos alimentos que aumentam a imunidade, mas a verdade é que se você mantiver uma alimentação balanceada, natural e saudável diariamente, você não precisará se preocupar com o tamanho exato do consumo de vitamina C e vitamina E.

Nós já demos outras dicas de alimentação por aqui no blog da Pax Nacional. Não deixe de conferir!

Esse conteúdo foi interessante para você? Escreva nos comentários o que achou do nosso conteúdo. Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos que publicamos!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento