Os benefícios da psicoterapia
O estigma em torno da saúde mental e do trabalho profissional de psicólogos e psiquiatras, faz com que milhares de jovens deixem de buscar ajuda, se colocando em risco. Ajudar a falar sobre o assunto e a prevenir suicídios é o principal objetivo da campanha Setembro Amarelo, e nós da Pax Nacional apoiamos essa iniciativa.
É por isso que preparamos este artigo. A compreensão de que a psicoterapia existe com o intuito de tratar problemas emocionais e psicológicos, melhorando significativamente a qualidade de vida do indivíduo, já é algo comum atualmente.
Mas como o preconceito ainda é grande, separamos os principais benefícios da psicoterapia e esperamos incentivá-lo a procurar ajuda caso esteja precisando.
Boa leitura!
Campanha Setembro Amarelo
A campanha Setembro Amarelo existe desde 2014, sendo uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). A iniciativa rapidamente ganhou apoio de outros setores da sociedade e, hoje, é a principal fonte de debates sobre um problema que já pode ser considerado de saúde pública: o suicídio.
Os números de suicídios, especialmente entre jovens, tem crescido assustadoramente, nos levando a uma triste realidade. Mas existe um porém; entende-se que, pelo menos 90% dos casos, poderiam ser evitados se o indivíduo tivesse o acompanhamento de profissionais da saúde mental.
É por isso que durante todo o mês são divulgados conteúdos e ações com o objetivo de prevenir e reduzir o número de casos. A campanha também trabalha para que o assunto seja normalizado e aqueles que precisam de ajuda sintam-se confortáveis para buscá-la.
Como resultado de muito esforço, depois de 8 anos de campanha, foram conquistados espaços inéditos na imprensa, parcerias foram formadas e a visibilidade ao assunto aumentou, contando com a ajuda da iluminação amarela em monumentos históricos e pontos turísticos, como o cristo redentor e a esplanada dos ministérios.
Faça parte desta campanha; divulgue entre seus amigos e familiares, e nos ajude a salvar vidas!
Por que fazer terapia?
A psicoterapia é um dos principais tratamentos para transtornos mentais, tais como depressão, ansiedade, bipolaridade, dependência de substâncias, entre outros.
Durante as sessões, o paciente é levado a refletir sobre os seus problemas e encontrar novas formas de lidar com eles, promovendo uma nova consciência e melhorias na vida do indivíduo, entre outros benefícios que ainda serão citados ao longo do artigo.
Mas a psicoterapia também serve como uma forma de controle e supervisão. Os profissionais da saúde estudam e são treinados para perceber e lidar com comportamentos que muitos de nós não entendemos. Por isso o contato com um psicólogo é uma das melhores maneiras de prevenção ao suicídio.
Dito isso, muitos ainda acreditam que a psicoterapia é algo direcionado às pessoas “loucas”. Quem pensa assim, além de revelar um preconceito, indica que é ignorante quanto ao assunto. Apesar de ser um tratamento quase obrigatório para aqueles que passam por algum transtorno psicológico (como os citados anteriormente), a psicoterapia também é uma ótima indicação para a população em geral.
Devemos pensar na nossa saúde mental da mesma forma que pensamos na nossa saúde física. Aqueles que deixam para visitar o médico quando o problema já existe, percebe mais dificuldade no tratamento, não é mesmo?
Você não deve esperar para cuidar da sua saúde mental!
Benefícios da terapia
Para as pessoas que possuem dificuldade de falar abertamente com alguém próximo, o auxílio psicoterápico é uma ótima saída.
No consultório o indivíduo pode se sentir à vontade para falar e refletir sobre seus comportamentos e sentimentos, com a ajuda dos profissionais para orientá-lo e tudo sobre sigilo.
Veja a seguir os principais benefícios da psicoterapia:
1. Descobrir a origem de comportamentos
Quantas vezes você já se viu em situações e não entendeu como chegou até lá? O que lhe fez agir daquela forma?
A psicoterapia ajuda a explicar porque algumas pessoas possuem mais dificuldade de se relacionar; porque outras precisam receber atenção o tempo todo; porque não conseguem tomar atitudes ou só agem por impulso, etc.
2. Entender sentimentos
É normal não compreender o que estamos sentindo, às vezes estamos tão confusos que não conseguimos entender nossas emoções.
Essa falta de compreensão pode nos levar a agir irracionalmente e então, a raiva, tristeza, alegria, desânimo, agitação e diversos outros estados, podem tirar o melhor de nós.
Na terapia a conexão entre as emoções é trabalhada.
3. Desabafar
Às vezes é apenas isso que precisamos: desabafar. Quando guardamos emoções e pensamentos, alguma hora explodiremos. Então é melhor todo sentimento seja expresso, sem medo de julgamentos ou de incomodar alguém.
Em um consultório psicológico há liberdade, confiança e sigilo.
Esses são os principais benefícios da terapia. Podemos citar ainda a conquista do autoconhecimento, a possibilidade de desenvolver habilidades sociais e o entendimento dos nossos relacionamentos.
Voltamos a repetir: não tenha vergonha de buscar ajuda profissional. Não deixe que a opinião de terceiros o impeça de buscar uma vida mais saudável, agradável e otimista.
Por último, se você estiver tendo pensamentos suicidas, ou conheça alguém nesta situação, você pode fazer uso do Centro de Valorização da Vida (CVV). Um local seguro e gratuito que conta com a ajuda de voluntários na busca por um bom tratamento mental. Ligue para o 188 em qualquer horário do dia.
O que achou das nossas dicas? Curta, compartilhe e deixe sua sugestão ou comentário. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter, seu feedback é muito importante para nós. Até a próxima!