Assistência 24h: 0800-073-5939
73 98833-3831
73 3525-3239

Para a sua rotina: 3 atividades que ajudam a desestressar

Para a sua rotina: 3 atividades que ajudam a desestressar

Causado por correrias, trabalho em excesso , cobranças sociais, trânsito, dentre outras coisas, o estresse está cada vez mais comum. E por ser tão comum no nosso dia a dia, muitas pessoas subestimam os efeitos no nosso corpo e na nossa mente.

Não deveriam, pois esse pode ser um problema tão grande que até mesmo a OMS (Organização Mundial da Saúde) já reconheceu a gravidade dos efeitos negativos do estresse e o listou como um dos grandes males do século.

No Brasil, segundo o levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse, os dados são alarmantes, sendo um dos piores do mundo.

Está na hora de dar atenção aos sinais que o seu corpo envia, sejam eles físicos ou mentais. É possível combater o estresse diário, mas é preciso uma mudança de hábitos. Continue lendo e veja as nossas dicas!

Sintomas do estresse

O estresse é caracterizado pela sensação de esgotamento mental. Ou seja, é normal sentir-se incapaz de fazer as tarefas diárias, sentir-se facilmente irritado, sozinho e abandonado, além dos sentimentos de insatisfação em relação à vida, de forma em geral.

Mas o estresse não é apenas emocional. Como a nossa saúde mental e saúde física caminham de mãos dadas, é completamente natural ter sintomas também físicos, como dores musculares, queda exagerada de cabelo, problema de pele, letargia, dores de cabeça, entre outros.

Antes de tomar qualquer providência com relação aos níveis de estresse, é importante tentar entender se o estresse é momentâneo ou se já chegou ao nível de carregar consigo durante toda e qualquer atividade do dia a dia.

O segundo caso pode ser chamado de estresse crônico e pode exigir um atendimento profissional de um psicólogo ou terapeuta ocupacional.

Essa sensação de incapacidade pode afetar todos os aspectos da nossa vida, impedindo a criação de laços afetivos e dificultando a vida profissional. É importantíssimo não subestimar os sinais que a nossa saúde mental nos dá e sempre buscar o tratamento correto.

Quando buscar ajuda profissional

Quando os níveis de estresse são muito altos, dificilmente eles se apresentam sozinhos. É comum que alguém que sofre de estresse crônico também tenha de lidar com depressão, ansiedade e níveis de fobia social.

Nestes casos, é essencial buscar a ajuda de um profissional especializado. A psicoterapia é capaz de transformar verdadeiramente a vida de um indivíduo, indo diretamente no cerne da questão e não apenas tratando sintomas.

Além disso, apenas um profissional da saúde mental estuda e é treinado para perceber e lidar com comportamentos que muitos de nós não entendemos. Por isso, o contato com um psicólogo é uma das melhores maneiras de prevenção do desenvolvimento de doenças psicológicas mais graves.

Veja aqui outros benefícios da psicoterapia!

3 atividades para diminuir o estresse

A busca pelo equilíbrio mental começa com uma mudança série de hábitos e comportamentos. É claro que a sua vida profissional é extremamente importante, porém ela não é mais importante que a sua saúde mental. Então deve haver um momento do dia em que você possa se desconectar e focar em algo apenas pela satisfação que aquilo lhe traz.

Não é fácil, é um processo lento, porém recompensador.

Existem diversas técnicas para ajudar a diminuir o estresse. Aqui no blog, por exemplo, já falamos sobre técnicas que ajudam a relaxar a mente e a diminuir a ansiedade. Essas também podem ser utilizadas contra o estresse, então não deixe de conferir.

No artigo de hoje, separamos 3 atividades que você pode encaixar no seu dia a dia. Veja a seguir:

Tenha um hobby

Você tem algum hobby? Chamamos de hobby aquela atividade ou passatempo que despertam a sua paixão pela vida, mas que não possuem qualquer tipo de cobrança. Quando realizamos um hobby, somos as únicas pessoas que desejamos agradar.

Existem pessoas, por exemplo, que gostam de atividades artísticas, como a dança, a música, o desenho e a pintura. São trabalhos manuais, muitas vezes individuais, sem qualquer compromisso que podem ajudar a trazer paz de espírito.

Então, é preciso encontrar uma maneira de lhe dar esses minutinhos de paz durante um dia atarefado.

Faça alguma atividade física

Atividades físicas não são nenhuma novidade aqui no blog da Pax Nacional. Ao se exercitar, você não está trabalhando apenas o seu físico. Quando você se movimenta, você produz os chamados “hormônios da felicidade”, como a serotonina, que ajudam no bom humor, na autoestima e na disposição.

Ou seja, os exercícios físicos são remédios naturais contra o estresse, a depressão e a ansiedade.

Você não precisa ir para a academia e se exercitar até ficar cansado. Uma caminhada de 30 minutos em um parque próximo, pedalar, dançar e muitas outras atividades leves são o suficiente para produzir a carga diária de serotonina que você precisa.

Desconecte-se

Quando foi a última vez que você ficou completamente longe da tecnologia, das notícias que chegam do mundo todo, das redes sociais e das cobranças do trabalho? Talvez esteja na hora de você se desconectar um pouco.

Reserve um momento para ficar longe do celular e aproveitar o momento com você mesmo. Se não quiser ficar sozinho, você também pode dar uma volta pelo parque, passear com o seu cachorro, visitar um amigo, entre muitas outras opções que o mundo real oferece.

Gostou das nossas dicas? Se você aplicar uma mudança nos seus hábitos, você pode ter uma saúde física e mental de maior qualidade, evitando sucumbir em momentos de dificuldade. Então, escolha a sua atividade preferida e arranje um tempinho na sua rotina.

Até a próxima!

Gostou deste conteúdo? Então não deixe de conferir outros conteúdos disponíveis aqui no nosso blog e assinar a nossa newsletter. Antes de ir, nos mande um feedback nos comentários.

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento

Assistência 24h: 0800-073-5939

73 98833-3831

73 3525-3239

falecom@grupopaxnacional.com.br