Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Receitas e alimentos ricos em ferro para combater anemia

Receitas e alimentos ricos em ferro para combater anemia

A anemia é uma condição bem comum, ela atinge mais de 30% da população mundial. Caracterizada pela queda da hemoglobina no sangue, o indivíduo pode sentir cansaço generalizado, falta de apetite, palidez de pele e mucosas (gengivas e parte interna dos olhos), tontura, falta de ar, dor de cabeça, entre outros sintomas.

Isso acontece porque os glóbulos vermelhos são os responsáveis pela transportação de oxigênio dos pulmões para o restante do organismo. Se há problemas durante o transporte, o corpo fica debilitado. A anemia pode ser causada por diversos fatores; pode ser provocada pela perda de sangue, por doenças agudas como a leucemia, e também por carências nutricionais.

Normalmente, e de longe a causa mais comum, essa carência é de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Para lhe ajudar a repor esses nutrientes e se manter sempre saudável, preparamos este artigo com os principais alimentos ricos em ferro e 5 receitas especiais, incluindo uma receita de suco verde e uma receita de vitamina de abacate com banana.

Boa leitura!

Alimentos ricos em ferro

Os alimentos mais ricos em ferro para anemia são aqueles de cor escura. Desde os vegetais escuros, como a couve, a beterraba e o espinafre, até o feijão, o bife de fígado, o ovo, os peixes e mariscos. Outros alimentos como as frutas cítricas e as carnes vermelhas, além de ricos em ferro também possuem grandes quantidades de vitamina C, o que facilita a absorção dos nutrientes.

Como você já deve ter percebido, a sua dieta pode ser bem variada, consumindo alimentos ricos em ferro em todas as refeições do dia. Essa inclusive é uma dica dos especialistas; o ideal é distribuir a ingestão ao longo do dia, dessa forma a absorção é mais significativa.

Se você gosta deste tipo de conteúdo, saiba também quais são os alimentos ideais para os diabéticos.

Receita de suco verde

O suco verde é um grande aliado no seu dia a dia, independentemente se você tiver anemia ou não. É basicamente um suco que mistura folhas verdes com frutas e legumes, por isso, as receitas de suco verde podem vir de diversas formas.

Neste artigo, trouxemos uma receita fácil e refrescante. Você irá precisar de:

  • 1 limão
  • 1 maçã
  • 2 folhas de couve
  • 1/2 gengibre
  • gelo a gosto
  • 1 copo de água

É bem simples, basta bater todos os ingredientes no liquidificador até eles estarem completamente incorporados. Se você quiser coar o líquido, pode fazer, mas a nossa dica é beber ele puro, para não perder as fibras dos alimentos.

Se você quiser tentar outras receitas de suco verde, pode misturar abacaxi, melancia, gengibre e couve, por exemplo. Ou, para uma receita ainda mais refrescante e rica em Vitamina C, misture couve, hortelã e laranja.

O bom do suco verde é que você pode ser imaginativo e criar receitas próprias, mas sempre usando folhas verdes, como a couve.

Receita de vitamina de abacate com banana

Rica em ferro, vitamina C e potássio, essa bebida pode ser consumida no café da manhã ou nos lanches para servir como forma de disposição e ânimo. Ela é bem prática, você irá precisar apenas de:

  • 4 copos de leite
  • 1/2 copo de água
  • 1 abacate
  • 3 bananas
  • açúcar à gosto

Bata tudo muito bem no liquidificador e sirva gelado. A receita de vitamina de abacate com banana pode ser incrementada como desejar, uma dica é acrescentar nozes picadas. Além de delicioso, fica ainda mais nutritivo.

Receita de refogado de agrião

Agora uma receita de acompanhamento. O refogado de agrião é ótimo para consumir junto a pratos com carnes. Os ingredientes são:

  • 200 g de agrião (folhas e talos)
  • 3 colheres de azeite extra virgem
  • 3 dentes de alho bem amassados

Basta refogar como qualquer outro alimento. Coloque o azeite na frigideira e depois que começar a esquentar, acrescente os outros dois ingredientes. Mexa sempre até as folhas começarem a diminuir de tamanho.

Você pode tentar com a couve também. Uma couve com um peixe vai muito bem!

Receita de feijão preto com beterraba

Rápida e super nutritiva! Esta receita é uma ótima opção para iniciar a educação alimentar das crianças. Além de ser riquíssima em ferro, também é ótima para aumentar o sistema imunológico graças às propriedades anti-inflamatórias da beterraba. Você irá precisar de:

  • 500 g de feijão preto;
  • 1 beterraba grande;
  • 100 g de folhas de espinafre.

Você deve cozer o feijão como normalmente o faz. De preferência, deixar de molho por cerca de 2 horas, cobrir com água e colocar na panela de pressão por cerca de 20 minutos. Quando o feijão estiver pronto, acrescente a beterraba cortada em pedaços e as folhas de espinafre. Deixe em fogo médio por mais alguns minutos, tempere normalmente e já está pronto para o consumo.

Só o “caldinho” da mistura já é extremamente rico em ferro.
Receita de suco de laranja, cenoura e beterraba
Muitas pessoas já conhecem essa receita por ser indicada no verão, para facilitar o bronzeamento. Mas o que talvez não saiba, é que os três ingredientes dessa receita são ricos em ferro e devem ser consumidos o ano todo. Veja a seguir:

  • 150 gramas de beterraba crua ou cozida
  • 1 cenoura pequena crua
  • 2 laranjas com bastante suco
  • açúcar à gosto

Retire o suco puro da laranja, da beterraba e da cenoura, com uma centrifugadora ou mesmo no liquidificador. Misture tudo e beba em seguida para aproveitar as propriedades. O melhor é não coar e não acrescentar água.

Gostou das nossas dicas? Agora você já pode montar um cardápio completo para o seu dia a dia. Uma alimentação balanceada é a melhor forma de prevenir a anemia e outras doenças. Não deixe de tentar na sua casa!

Este conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário, curta e compartilhe; seu feedback é muito importante para nós. E não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Até a próxima!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento