Assistência 24h: 0800-073-5939 | 73 98153-1965
73 98833-3831
73 3525-3239

Reações comuns da vacina da gripe e outras dúvidas respondidas

Reações comuns da vacina da gripe e outras dúvidas respondidas

Estamos na época de renovar a dose da vacina contra a gripe e você pode encontrar a vacina disponibilizada de forma gratuita pelo Sistema único de Saúde (SUS) para toda a população com mais de 6 meses de idade.

Mas se você ainda não tomou a sua dose porque está preocupado com as possíveis reações, ou possui outras dúvidas a respeito da aplicação, então este conteúdo foi feito especialmente para você!

Todas as vacinas podem causar reações que costumam ser brandas e rápidas, melhorando entre 2 e 3 dias. E para facilitar esse período, você pode aplicar alguns cuidados que permitem aliviar as reações provocadas pela vacina da gripe.

Continue lendo e veja as respostas para as principais dúvidas!

Reações da vacina da gripe e como aliviá-las

A vacina da gripe costuma causar reações muito comuns como dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação da injeção, febre baixa, dor muscular, dor de cabeça e sintomas gripais.

As reações costumam surgir poucas horas após a aplicação e levam de 24 a 48 horas para sumir.

Veja a seguir como aliviar esses sintomas:

Dor no local da aplicação

Se você ficou com dor, vermelhidão ou inchaço no local da aplicação, você pode aplicar compressas frias no local em que a vacina foi aplicada, durante as primeiras 24 e 48 horas.

Normalmente essa dor passa sozinha rapidamente, mas se você sentir que a dor está muito forte e tiver muitas dificuldades para movimentar o braço, é interessante consultar um médico.

Dor de cabeça e muscular

Nas primeiras 6 a 12 horas após a vacinação, é bem comum sentir dores de cabeça e dores musculares, isso acontece porque o seu sistema imunológico está recebendo as novas informações trazidas pela vacina.

Você pode aliviar esses sintomas repousando e bebendo bastante líquidos. Caso a dor seja intensa, você também pode tomar analgésicos genéricos, como o paracetamol ou a dipirona, por exemplo.

Febre baixa

A febre leve de até 38ºC é considerada normal após a vacinação, e pode ser acompanhada de calafrios, cansaço e produção excessiva de suor, assim como outros sintomas gripais. Geralmente esses sintomas são transitórios e desaparecem cerca de 2 dias depois da vacinação.

Você deve tratar esses sintomas assim como você trataria uma gripe amena normal; a indicação médica é repousar, manter o corpo hidratado e, em casos de muito incômodo, tomar um analésgico ou antipirético (como paracetamol ou dipirona, por exemplo).

A vacina pode causar reações graves?

Em casos muito raros a vacina pode causar reações mais graves como febre muito alta (acima de 39º), lesões na pele e inchaço das glândulas no pescoço, na axila ou virilha.

Em casos ainda mais raros o indivíduo pode ter reações alérgicas graves ou choque anafilático, Síndrome de Guillain-Barré (paralisia) e inflamação dos vasos sanguíneos. Nestes casos normalmente a pessoa possui alergia a algum tipo de substância presente na vacina e não deveria tomá-la.

Veja também: Entenda o que é uma reação anafilática!

Em caso de suspeita de alguma destas reações graves, é fundamental buscar atendimento emergencial no pronto-socorro mais próximo.

Principais dúvidas sobre a vacina da gripe

Você possui outras dúvidas e preocupações com relação à vacina da gripe? Então confira as respostas para as principais dúvidas que encontramos na internet:

A vacina também protege contra COVID-19?

Não. A vacina da gripe protege contra 3 tipos do vírus Influenza: gripe A (H1N1), A (H3N2) e Influenza tipo B.

Para se proteger contra a COVID-19 existem vacinas específicas que também podem ser encontradas no SUS. Além de não proteger contra nenhum tipo de coronavírus, a vacina da gripe não protege contra infecções bacterianas, como sinusite e amigdalite, por exemplo.

Veja também: Flurona - a infecção simultânea por Influenza e Covid-19!

Posso tomar a vacina da gripe e da COVID juntas?

Sim. Não tem problema em tomar as duas vacinas juntas, desde que elas sejam aplicadas em grupos musculares diferentes. Ou seja, uma em cada braço, ou uma no braço e outra nos glúteos, por exemplo.

Por que preciso tomar a vacina da gripe todos os anos?

Tomamos a vacina contra a gripe todos os anos pois o vírus da gripe comum sofre rápidas mudanças e mutações, se fortalecendo contra vacinas tomadas nos anos anteriores. Ou seja, você deve reforçar a sua dose todos os anos para garantir a proteção do seu organismo.

Lembramos também que o objetivo da vacina não é impedir a infecção, mas sim torná-la mais fraca, possibilitando que os sintomas da gripe sejam mais brandos, que não necessitem de atendimento médico e muito menos causem perigo a vida do indivíduo.

Posso tomar a vacina estando gripado?

Em princípio, tomar a vacina quando se está gripado não vai reduzir a eficácia dela, mas, por uma questão de bem-estar, o ideal é esperar pelo desaparecimento dos sintomas e assim evitar que os sintomas naturais da gripe sejam confundidos com a reação comum à vacina.

Quem não pode tomar a vacina?

Todas as pessoas que possuem alergia a alguma substância presente na composição da vacina não devem ser vacinadas. Essa orientação deve vir de um médico especialista que irá constatar a alergia.

No mais, todas as pessoas com mais de 6 meses de vida (principalmente pessoas consideradas grupo de risco, com maior probabilidade de entrar em contato com o vírus da gripe) podem e devem tomar a vacina.

Grávidas e bebês podem tomar a vacina?

Sim. Grávidas e bebês com mais de 6 meses de vida são considerados vulneráveis e por isso fazem parte do grupo de risco, recebendo prioridade nas campanhas de vacinação promovidas pelo SUS.

Como anda a sua carteira de vacinação? Está atualizada? Confira nosso conteúdo especial e coloque a vacinação em dia, veja: Cartilha de vacinação - conheça as vacinas oferecidas pelo SUS!

Gostou deste conteúdo? Então, antes de ir, nos mande um feedback nos comentários. Para receber novos conteúdos em primeira mão, assine a nossa newsletter!

Cadastre-se para receber novidades

Pax Nacional

Atendimento